Casa de Samba é inaugurada em Santo Amaro da Purificação

Samba de mulher

Solar Subaé sedia Casa de Samba em Santo Amaro da Purificação. O casarão abre, a parti de hoje (14/09), as portas e enfeita o palco de apresentações para o samba de roda, ritmo musical mais tradicional do Recôncavo baiano.

O Samba de Roda é um ritmo musical e uma manifestação tradicionalmente da cultura afro-brasileira. O samba é uma expressão mais que artística dentro do cerco da cultura do Recôncavo. É um símbolo de resistência que assegura por muitos anos o gingado das mulheres vinda de Àfrica e som do atabaque por mãos calejadas de tanto ordenar os ruídos do pandeiro, da viola, do berimbau e do chocalho. Santo Amaro da Purificação é uma cidade histórica e está localizada a 72 km de Salvador.

 

A Casa de Samba irá manter um vasto acervo digital – sonoro, audiovisual, visual e escrito – e funcionará como uma sede mantendora do Patrimônio Imateral. Esse centro de referência do Samba, como patrimônio imaterial é uma iniciativa do governo estadual e federal junto ao Iphan e ao Ministério da Cultura, nessa ocasião o governador Jacques Vagner e o ministro Gilberto Gil estiveram presentes para à inauguração. Segundo a Assessoria de Comunicação do Iphan foram investidos R$ 1,5 milhão para o restauro do imóvel que fica à Rua do Imperador, número 1,rua situada à beira do Rio Subaé.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s