“Quem foi à Bahia e não foi ao Bonfim, não foi à Bahia”

 Por Vilma Neres

O dito popular menciona a tradição e a fé que baianos e turistas devotam ao Senhor do Bonfim

A Lavagem do Bonfim acontece toda segunda quinta-feira do ano, desde o finalzinho do século dezenove – XIX.  Confira abaixo fragmentos em fotos do que houve – 16/01/2012 – durante a procissão em homenagem ao Senhor do Bonfim, e como bem diz o dito popular: “quem foi à Bahia e não foi ao Bonfim, não foi à Bahia”.

As tradicionais fitinhas coloridas “do Senhor do Bonfim” simbolizam pedidos de fé, proteção, prosperidade e agradecimentos por sonhos conquistados. Foto de Vilma Neres.

Além do branco, com a variação de cores, as fitinhas embelezam o Bonfim.                   Foto de Vilma Neres.

Ao fundo, observa-se a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim, no alto da Colina Sagrada, bairro Ribeira, subúrbio de Salvador.  Foto de Vilma Neres.

Há três anos, o nigeriano Ayanwale Ayo Olayanju sobe à Ladeira do Bonfim para prestigiar as homenagens ao Senhor do Bonfim, também venerado como Oxalá para religiosos(as) do candomblé.  Foto de Vilma Neres.

Os irmãos benzedeiros, Ítalo e Ivan, na Ladeira do Bonfim.  Foto de Vilma Neres.

Nesse dia, 12, a  temperatura chegou em torno de 40ºC… água de coco não tem contra indicação, durante o trajeto… bebe-se a vontade. São 8km a pé, a distância que fiés caminham, saindo da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bonfim.  Foto de Vilma Neres.

o vendedor ambulante, Luiz Santana, 67 anos, que há mais de 40 anos vende caldos de cana, no percurso da Lavagem do Bonfim.  Foto de Vilma Neres.

Durante a Lavagem do Bonfim, soteropolitanos(as) em protesto contra a má administração do atual prefeito, João Henrique Carneiro.  Foto de Vilma Neres.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s