Samba-Jazz contagia o Morro da Providência

Por Vilma Neres

Morro da Favela, hoje conhecido por Morro da Providência, nos proporciona uma vista de 360°, de onde é possível observar uma das mais famosas estações ferroviária do país, a Central do Brasil, além do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, da Baía de Guanabara, Santa Teresa e da Pequena África – Zona Portuária.

As crianças da Providência fascinadas com o carisma do músico e saxofonista, Leo Gandelman. Foto: Antonio Terra.

O músico Leo Gandelman seguiu à risca o pensamento de Milton Nascimento, de que “todo artista tem de ir aonde o povo está“, ao descer do palco e interagir com uma das crianças do morro e num dueto, a partir do assovio da criança e do saxofone, improvisaram juntos “as rosas não falam“, emocionando a platéia.

Vou cantar para ver se vai valer! Laia ladaia sabatana Ave Maria“, trecho de a Rezade Edu Lobo, encorajou o gingado das crianças, que assistiam ao show sentadas ao lado do palco à frente da Igreja Nossa Senhora do Livramento da Providência, inspirando ainda mais os arranjos produzidos por Leo Gandelman.

Antes do esperado show, os moradores do morro puderam conferir apresentações de roda de capoeira, do Grupo de Percussão da Providência e de Paulinho Trompete. O festival foi apreciado por turistas que subiram o morro e de personalidades como o então secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

O Morro da Providência passa por transformações que já trazem impactos, ainda que silenciosos, para o cotidiano dos(as) moradores(as), os quais irão contar com outros meios de transportes alternativos, como o plano inclinado e do teleférico que ligará o Morro da Providência à Central do Brasil.

Essas mudanças vem sendo solidificadas com a entrada de serviços púbicos e também com união de forças de dentro do morro, a exemplo do fotógrafo Maurício Hora, nascido e criado na Providência, que desenvolve projetos em prol da preservação da memória local a partir da fotografia.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s