Opanijé – Se Diz | Clipe Oficial

 Por Vilma Neres

Em Salvador, o grupo de rap Opanijé lança o primeiro videoclipe Se Diz, consagrado pela inovação de transpor à música em valorização das religiões de matriz africana, a exemplo do candomblé. O grupo é composto por um trio de músicos talentosos, formado pelo carioca,  Luis Guilherme (DJ Chiba), e os irmãos baianos, Lázaro Castro (Lázaro Erê) e Rone Dum Dum (Rone Érico), que juntos contribuem para a produção musical. E vez ou outra, gentilmente, convidam outros músicos para produzirem em parceria.

Se Diz, a mais recente produção do Opanijé, poetisa e amplia possibilidades musicais, veja e escute em alto e bom som!

só Orixá quem manda no que a gente sente. A gente quer ser feliz e não sorridente!

O compositor Lázaro Erê, que em paralelo é pai, artista plástico e produtor executivo do grupo, conta que a influência musical do Opanijé é, sem dúvida,  pela música negra universal. Mas, como a Bahia dá régua e compasso, a cidade de Salvador é o berço principal desses músicos, pela presença e diversidade de ritmos da cultura afrobrasileira.

O rap, universalmente, é o ritmo que veicula mensagens de protesto contra as injustiças sociais, como também reverbera a cultura do movimento Hip Hop, como filosofia e cosmovisão de mundo. Musicalmente, Opanijé contribue para a produção musical e traz  inovações, por não ficar atada a um gênero musical, no caso o rap. O que caracteriza esse grupo é a inclusão de outros instrumentos, a exemplo de guitarra, berimbau, baixo, congas e xequerê etc., as batidas do rap.

Não é de hoje, mas há exatos setes anos, que as obras musicais do Opanijé são transversais a outros gêneros da música mundial, mas especificamente da black music, que vai desde afrobeat, ritmo criado pelo nigeriano Fela Anikulapo Kuti, ao ijexá, ritmo nascido dentro dos terreiros de Candomblé.

Músicos do grupo de rap Opanijé, da direita para esquera: Lázaro Erê/Castro, Rone Dum Dum e DJ Chiba. Foto/divulgaçao: ©Filipe Cartaxo

Opanijé/da direita para esquerda: Lázaro Erê, Rone Dum Dum e DJ Chiba. Foto ©Filipe Cartaxo

Assista abaixo, outra versão, bem curtinha, do videoclipe gravado com o músico Gabi Guedes:

Mais informações:

Myspace Opanijé – http://www.myspace.com/opanije

Facebook Opanijé – https://www.facebook.com/opanije

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s